Consultório agrícola: poda na parreira de uva

 

Nas uvas americanas ou híbridas é feita a poda mista

por João Mathias
Editora Globo
A poda também contribui para equilibrar o vigor vegetativo e a produção da parreira 

Como devo fazer a poda da parreira de uva, cujos frutos não vingaram na última safra, embora as plantas ficaram carregadas no período? 
José Ari Buscariol 
São Caetano do Sul (SP) 

A poda da parreira é feita na época da dormência da planta, o que ocorre no inverno, pouco antes da brotação e quando ainda não há folhas. A escolha da poda, entre os diversos tipos que existem, depende principalmente da espécie cultivada e da região. 

De maneira geral, nas uvas americanas ou híbridas, como bordô, isabel, niágara branca, niágara rosada e concord, é feita a poda mista, na qual são deixadas alternadas varas (ramos mais longos, com seis a sete gemas) e esporões (ramos curtos, com até duas gemas). Se a parreira for vigorosa, mais varas podem ser deixadas. Como os frutos não foram vingados, é possível que haja excesso de carga na planta. A poda também contribui para equilibrar o vigor vegetativo e a produção da parreira. 

CONSULTOR: RODRIGO MONTEIRO, engenheiro agrônomo, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515, Caixa Postal 130, CEP 95700-000, Bento Gonçalves, RS, tel. (54) 3455-8000,sac@cnpuv.embrapa.br

Fonte: Revista Globo Rural

Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI317015-18532,00-CONSULTORIO+AGRICOLA+PODA+NA+PARREIRA+DE+UVA.html

Para informações mais detalhadas sobre a PODA de PARREIRAS, acesse a reportagem específica divulgada pela EMBRAPA no link a seguir: 

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvasViniferasRegioesClimaTemperado/poda.htm